Página Principal de Nilma Lacerda - escritora, pesquisadora e professora

Sobre a Obra

Histórias de avós para saciar a fome do espírito
Nilma volta a exercitar sua sensibilidade

As fatias do mundo, de Nilma Lacerda. Editora RHJ. 52 pgs.

Nilma Gonçalves Lacerda recebeu o prêmio Rio de Literatura pelo romance Manual de Tapeçaria, com belo e elogioso prefácio escrito por Antônio Houaiss. Logo a seguir o inédito Dois passos pássaros. E o voo arcanjo ganha o prêmio Alfredo Machado Quintela, da FNLIJ, destinado a textos para a juventude e é publicado pela Record. Os livros tinham por tema a experiência de Nilma como professora do primeiro grau, seu desejo de ensinar e sua sensibilidade em relação à pobreza de seus alunos.

Os títulos citados já revelavam o talento da autora, mas, só agora, com As fatias do mundo (Prêmio Jabuti e Prêmio “O melhor para o jovem” da FNLIJ), ela atinge plenamente as qualidades que a colocam entre os melhores escritores do gênero. Deixando de lado a adjetivação excessiva que marcava seus primeiros trabalhos, ela apresenta nesta obra um belo texto em linguagem poética e ao mesmo tempo coloquial, desenvolvendo um tema original.

Um grupo de amigas se reúne para conversar enquanto o filho da dona da casa reclama que tem fome. Vai ganhando biscoitos e pipocas para enganar o estômago enquanto cada uma das mulheres puxa da memória suas lembranças mais antigas, contadas por avós e babás e que alimentavam sua imaginação. Metáfora feliz da fome física e das necessidades que nutrem o espírito humano. As ilustrações a traço de Regina Yolanda enriquecem o pequeno volume, editado com capricho.


–––––––––––––––––––––––––––––––

Laura Sandroni (editado por Nilma Lacerda)
Rio de Janeiro: O Globo
1º de agosto de 1998

Nilma Lacerda © Todos os direitos reservados | Fotografias e Webdesign: Maíra Lacerda Design