Página Principal de Nilma Lacerda - escritora, pesquisadora e professora

Publicações

Ficção que adultos leem

Mapas de viagem

co-autoria com Alexandre Brandão, Cristina Zarur, Marilena Moraes, Miriam Mambrini, Sônia Peçanha e Vânia Osório

Capa do livro Mapas de Vaigem.Mais uma vez, o grupo reunido, agora para viajar – e levar os leitores nessa jornada.

Cada um de nós tem uma valise diferente, em que ajeita personagens e cenários, diálogos e descrições, temas diversos que, entre pontos, vírgulas e um jogo eterno com as palavras e seus significados, vão materializar as histórias que contamos.

A bagagem permitida é composta de dois contos, viagens como tema, sem limites ou fronteiras para nossa imaginação.

Percorremos caminhos diversos, usando papel e tinta, bússolas e sextantes. Quem sabe, dessa vez, vamos palmilhar um e-book também.

Como em Amores vagos – o livro que circula numa ciranda sem fim – queremos espalhar por aí nossas palavras, um compormisso na conquista de novos leitores. Colabore – passe adiante o seu exemplar.

Para vir conosco, saiba, não é necessário visto, sequer passaporte.

O painel começou a piscar. O alto-falante já anunciou o número do portão.

O embarque é imediato.

Apresentação Maria Valéria Rezende - Membro do Clube do Conto da Paraíba

Destinada a viajar livre de peso e de preço, lançada por Estilingues para onde houver leitores, esta coletânea de contos é a terceira façanha semelhante de um grupo que reafirma sua amizade literária, de mais de um quarto de século, distribuindo sua literatura como presente aos leitores. Não, nada de principiantes desejando fazer-se ler a qualquer preço ou a preço algum. São, todos e cada um deles, escritores talentosos e maduros, com caminhos literários pessoais já percorridos e aplaudidos. Basta abrir uma página ao acaso para ter certeza disto. Aqui, porém, eis um livro-celebração. Celebra a experiência e a certeza de que a amizade e a colaboração generosa são muito mais fecundas, também para a qualidade literária, do que a competição tantas vezes travestida de amizade sob o manto dos elogios mútuos.

Também não nos enganemos com o título. Mapas de viagem não é o diário turístico de nenhum cruzeiro de férias feito pelos sete amigos. Trata, sim, da longa ou curta viagem que é cada vida humana, mesmo quando aparentemente imóvel e rotineira. Trata de viagens ao léu ou com destino preciso, em fuga ou em busca, para muito longe, para logo ali ou aqui mesmo, para aparecer de surpresa ou para esconder, esconder-se, tornar-se estrangeiro; viagens para dentro ou para fora de si, para o alto, para o fundo, para o exílio ou a exclusão, para o sonho ou a ilusão, para um passado reinventado, para um futuro que não houve; viagens sempre adiadas, perdidas, falhadas, ou daquelas de que é preciso voltar logo porque a vida continua nas dores do cotidiano; viagens de prazer que levam à dor, que acabam em tragédia, viagens por ódio ou desespero em que se topa com o inesperado ou com a miséria; viagens sem volta ou sem fim, outras que findam exatamente onde começaram; viagens rotineiras em que irrompe a epifania... enfim, viagens que produzem boa literatura e não apenas arquivos de fotografias digitais.

Por isso, leitor, quando estiver sob a ameaça de ter que ver milhares de slides das fotografias da última viagem de algum colega ou parente, aconselho pretextar uma indefinida virose, ir para a cama com este livro e tornar sua esta viagem, antes de oferecê-la ao próximo.


–––––––––––––––––––––––––––––––

Mapas de viagem, em co-autoria com Alexandre Brandão, Cristina Zarur, Marilena Moraes, Miriam Mambrini, Sônia Peçanha e Vânia Osório. Niterói: Alternativa Editora, 2012.
Nilma Lacerda © Todos os direitos reservados | Fotografias e Webdesign: Maíra Lacerda Design