Página Principal de Nilma Lacerda - escritora, pesquisadora e professora

Publicações

Ficção que crianças e jovens também leem

Bárbara debaixo da chuva

Lista de honra do IBBY pela tradução de Beatriz Peña (versão em espanhol).
Libros altamente recomendados para leer y compartir – Fundalectura 2012, Colômbia.
Obra adquirida pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE/MEC) 2011.
Altamente Recomendável FNLIJ 2011 (produção 2010) categoria Jovem.

Capa do livro Bárbara debaixo da chuvaApresentação Bartolomeu Campos de Queirós

Se um texto nos abre e nos convoca a deixar vir à tona nossa intuição criadora, percebemos a função primeira da obra de arte: a permissão ao fruidor de nomear outras vivências existentes além daquelas certificadas pelo autor. Escritor e leitor se somam, em torno do encantamento, para construir uma terceira obra que jamais será editada - ela permanecerá registrada no silêncio construtivo que a literatura possibilita. O texto, se literário, não ignora nossa capacidade inventiva de leitor nem a nossa memória, patrimônio inalienável, em que guardamos o sonhado e o vivido, singularmente.

O texto literário inaugura em nós dois caminhos: um, pela palavra que revela, e outro, pela palavra que nos vela. A nós, leitores, fica a tarefa de refletir outras muitas vezes. Perceber o que está revelado e buscar em nós o que ainda está por dizer. Por ser assim, a palavra literária é caminho plural para que nos apropriemos de nossa própria humanidade.

Leio com todos os sentidos o texto de Nilma Lacerda - Bárbara debaixo da chuva - porque assim o texto solicita e se faz literário. O que há de particular em toda escrita da autora é de nos presentear com sua maneira particular de contar. Seu texto é urdido como se a escritora sussurrasse, para cada um de nós, seus tantos leitores, sua capacidade perceptiva diante da poesia que circula no mundo. Nilma Lacerda nos leva para os braços do texto, com tal capacidade descritiva e desmedida sensibilidade, que nosso desejo é o de visitar novamente o cotidiano. E agora, para olhar com renovado olhar o que, por descuido, ficou desapercebido. A autora, com a delicadeza de quem conhece, nos faz pensar que vivemos sem reparar os meandros sutis que tecem nossa história.

O percurso de Bárbara pela existência, sua acuidade e zelo diante da natureza dada, seu olhar refinado e perspicaz, capaz de conversar com os mistérios do dia a dia, confirma nossa definitiva incompletude ao lidar com a intensidade de vida que mora no tão próximo de nós. Bárbara, menina capaz de ler a poesia suspensa em todos os enigmas do mundo, sabe a insuficiência da palavra para dizer toda experiência diante da surpreendência do universo. Ela bem compreende que sua alma lê mais e melhor do que o apenas escrito pelo alfabeto.

Por outro lado, a escritura de Nilma Lacerda nos confirma o poder da palavra literária de nos abrir para outras significâncias, que podem coexistir em cada elemento e nos confirma como presentes em um universo que merece "admiração". Bárbara, a personagem central da trama, nos seduz pela intensidade de vida que vive nela. Tudo a espanta pela beleza que esconde.

Nilma Lacerda - poeta e por acréscimo educadora - nos apresenta um texto em que o diálogo entre professor e aluno não despreza os conhecimentos sensíveis que passam pelas Capa da edição em espanhol de Bárbara debaixo da chuvasensações e se alojam definitivamente no espírito. Nada passa sem as cores e nuances à escritora que bem sabe da proximidade entre arte e educação. Bárbara, por si só, nos aguça o desejo de desnascer para viver a infância de novo, passeando por todos os saberes do mundo, agora, que acordados nos encontramos pela palavra literária de Nilma Lacerda.


–––––––––––––––––––––––––––––––

Bárbara debaixo da chuva. Il. De Maurício Veneza. Rio de Janeiro: Galera Record, 2010.
Bárbara bajo la lluvia. Il. Maíra Lacerda. Bogotá: Ediciones B, 2010.
Nilma Lacerda © Todos os direitos reservados | Fotografias e Webdesign: Maíra Lacerda Design